quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PROBLEMAS NEUROLÓGICOS

Quase cada uma em cada seis pessoas em todo o mundo sofre com algum distúrbio neurológico, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo o relatório, até um bilhão de pessoas sofre com problemas como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, derrames, esclerose múltipla, infecções neurológicas, epilepsia, danos cerebrais ou dor de cabeça crônica.

O levantamento aponta que cerca de 6,8 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de problemas neurológicos.

A OMS adverte que esses problemas afetam pessoas em todos os países, sem distinção de idade, sexo, nível educacional ou nível de renda.

Segundo a organização, as pessoas afetadas por esses problemas acabam sendo sujeitas ao isolamento social, têm baixa qualidade de vida e uma probabilidade mais alta de morte.

Cerca de 873 mil pessoas morrem em conseqüência de suicídio a cada ano, segundo a OMS.

Recomendações:
O relatório recomenda uma série de iniciativas para tentar reduzir o impacto social e econômico dos problemas neurológicos.

Entre as recomendações estão ações como iniciativas educacionais para evitar estigmas e discriminação e para treinar pessoas para lidar com o problema.

O documento sugere ainda o uso obrigatório de capacetes para motociclistas e de cinto de segurança nos carros para evitar danos neurológicos em caso de acidente, imunização contra doenças como meningite e a detecção e o tratamento rápido da malária.

“Apesar de haver disponibilidade de tratamentos efetivos e de baixo custo, nove de cada dez pessoas sofrendo de epilepsia na África ficam sem tratamento. Os sistemas de saúde precisam ser fortalecidos para garantir um atendimento melhor para as pessoas com desordens neurológicas”, diz Margaret Chan, diretora-geral da OMS.



Fonte: BBC Brasil

Você já vivenciou de perto algum desses problemas?

PROBLEMAS PSICOLÓGICOS 2

Continuando o nosso assunto do post anterior, trouxemos aqui outros tipos de problemas psicológicos para debatermos, segue abaixo o link para nos interarmos do assunto. Boa leitura!!














PROBLEMAS PSICOLÓGICOS

O que são problemas psicológicos e o que são sintomas?



Os problemas psicológicos englobam todo desconforto emocional que não seja causado por um acontecimento traumático ou desagradável recente. Ou seja, é normal sentir-se triste após o fim de um relacionamento ou com a morte de um ente querido. Entretanto, se após 6 meses você ainda está tomado pela tristeza e não conseguiu retomar o seu funcionamento normal, isso pode ser o sinal de um problema maior.


Qualquer um pode desenvolver um problema emocional. A pessoa pode começar a sentir-se triste, irritada, ou apenas frustrada pelos problemas da vida cotidiana. Pode perder o sono, tornar-se irritável, e sem paciência. Os métodos antigos para se distrair ou "ventilar as idéias" já não funcionam mais.


Os sintomas são uma manifestação de alteração orgânica ou funcional que ocorre em função de alguma doença ou desequilíbrio. No caso dos sintomas de problemas psicológicos os sentimentos e emoções normais que nós sentimos no cotidiano ficam exacerbados.


Sentimos ansiedade, diante de situações do cotidiano , mas se a ansiedade passa a ser permanente e sem um motivo aparente, isso pode ser o sintoma de um transtorno de ansiedade. É normal sentir tristeza diante do fim de um relacionamento, por exemplo. Entretanto, se a tristeza não vai embora, e ficamos tristes o tempo todo esse pode ser o inicio de uma depressão. A mesma coisa ocorre com o medo exagerado, a irritação exagerada, entre outros.


Nestes casos, o exagero pode ser o sintoma de algo maior do que um simples desequilíbrio emocional, e pode ser um sinal de que a pessoa esta precisando da ajuda de um profissional.


Se esse for o caso, ela não estará sozinha: a cada ano 26,8% da população brasileira apresenta algum transtorno mental. Ou seja: 49 milhões e 848 mil pessoas.


O problema é que só uma parcela pequena dessas pessoas buscam ajuda. Isso faz com que os casos se agravem. Muito deste sofrimento poderia ser reduzido com a detecção precoce e tratamento rápido, mas, infelizmente, isso não vem acontecendo.



Autoria: Beatriz Accioly


E você, conhece alguém que já buscou ajuda psicológica para tratar dos problemas citados?






quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA

Navegando pela internet, encontramos esse texto bem interessante, e trouxemos aqui para compartilhar com vocês leitores e futuros psicólogos. No final deixo o link para quem quiser acessar o texto completo.

A importância da Psicologia na sociedade

É de grande importância que, nós estudantes tenhamos clareza da seriedade da nossa profissão para a sociedade.
Nesse sentido, pensar a Psicologia é coloca-la em constante confronto com os aspectos sociais vigentes. Numa sociedade excludente, de uma cultura em grande parte das vezes irracional, espetacular - vale a pena questionar psicologicamente o que está acontecendo.
A resposta nem sempre pode ser dada somente pela Psicologia, mas, por vezes a contribuição da Psicologia (em sua dimensão geral, sem levar em conta aqui suas divergências teóricas) pode ser fundamental. E eis as possíveis respostas ou alguns mapeamentos da sociedade atual:
Vivemos num mundo em que cada vez mais o sujeito, as pessoas, vêm perdendo seu contato com o outro. A relação entre as pessoas seja relação amorosa, sexual, religiosa vem sendo suprimida em prol de uma constante relação narcísica. O mundo do narcisismo, a cultura do narcisismo é uma fotografia do que temos nos dias de hoje. Uma sociedade extremamente individualista, onde "é cada um por si, e Deus também por mim". Temos visto uma exacerbação de relações cada vez mais pobres do ponto de vista existencial. Refletir sobre essa configuração social é ter a possibilidade de questioná-la, mudá-la.



E para você, porque a Psicologia é importante?