quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA

Navegando pela internet, encontramos esse texto bem interessante, e trouxemos aqui para compartilhar com vocês leitores e futuros psicólogos. No final deixo o link para quem quiser acessar o texto completo.

A importância da Psicologia na sociedade

É de grande importância que, nós estudantes tenhamos clareza da seriedade da nossa profissão para a sociedade.
Nesse sentido, pensar a Psicologia é coloca-la em constante confronto com os aspectos sociais vigentes. Numa sociedade excludente, de uma cultura em grande parte das vezes irracional, espetacular - vale a pena questionar psicologicamente o que está acontecendo.
A resposta nem sempre pode ser dada somente pela Psicologia, mas, por vezes a contribuição da Psicologia (em sua dimensão geral, sem levar em conta aqui suas divergências teóricas) pode ser fundamental. E eis as possíveis respostas ou alguns mapeamentos da sociedade atual:
Vivemos num mundo em que cada vez mais o sujeito, as pessoas, vêm perdendo seu contato com o outro. A relação entre as pessoas seja relação amorosa, sexual, religiosa vem sendo suprimida em prol de uma constante relação narcísica. O mundo do narcisismo, a cultura do narcisismo é uma fotografia do que temos nos dias de hoje. Uma sociedade extremamente individualista, onde "é cada um por si, e Deus também por mim". Temos visto uma exacerbação de relações cada vez mais pobres do ponto de vista existencial. Refletir sobre essa configuração social é ter a possibilidade de questioná-la, mudá-la.



E para você, porque a Psicologia é importante?








3 comentários:

Caroline Coelho disse...

É importante para mim, pois tenho consciência, que hoje em dia, muitas pessoas para poderem viver de uma forma mais agradável, necessitam do auxilho da piscologia. Acredito que a piscologia possa fazer sua diferença, e ajudar à todos que de, alguma forma, precisam da sua ajuda.

Mari e Juliano disse...

Sao temas importantissímos de serem tratados pois salienta muito problemas com a saúde, muitoooo bom.

Abraço
Mari e Juliano.

Yara Roberta disse...

A Psicologia é de extrema importância para a sociedade pois a mesma nos traz um claro conhecimento e percepções para escolhas e entendimentos de ações além da incrível compreensão do pensamento humano...